Almeida Garrett
Porto, 1799 – Lisboa 1854
“(…) A um lado, a imensa majestade do Tejo em sua maior extensão e poder, que ali mais parece um pequeno mar mediterrâneo; do outro, a frescura das horas e a sombra das árvores, palácios, mosteiros, sítios consagrados todos a recordações grandes ou queridas. Que outra saída tem Lisboa que se compare em beleza com esta? Tirado Belém, nenhuma. (…) “
Almeida Garrett, Viagens na minha Terra, Editora Ulisseia
Almeida Garrett em Lisboa
No dealbar do século XIX os múltiplos caminhos da maior figura do Romantismo cruzam-se com a história do país. Da revolução liberal à criação do teatro português, do jornalismo à política activa, da poesia ao romance. Na companhia de Alexandre Herculano passeia pelo Chiado e dita a moda no trajar masculino. O seu lado íntimo e amoroso, por vezes ligado a pequenas tragédias familiares, não ofuscaram o brilho e extravagância deste elegante do Chiado.
Duração:
2h30
Praça Luís de Camões
Rossio
Fácil a moderado
Almeida Garrett em Santarém
Durante a sua curta estadia em Santarém, Garrett visitou os monumentos da cidade, locais de importantes acontecimentos históricos. Alguns desses lugares foram mesmo palco de alguns episódios da novela de Carlos e Joaninha. Às destruições efectuadas na Vila, o autor vai fazendo críticas. Mas nem tudo desiludiu Garrett e os elogios são até comoventes. Na sua narrativa refere, ainda, lendas e personalidades importantes de Santarém.
Duração:
2h30
Igreja de Santa Clara
Praça Sá da Bandeira
Fácil
Passeio Combinado
Almeida Garrett e Eça de Queirós
Estes dois vultos da Literatura portuguesa são o ponto de partida para descobrir a Lisboa oitocentista. O fundador do conservatório de Arte Dramática convida-nos a caminhar do Bairro Alto ao Rossio, passando pelo Chiado elegante e pitoresco de Eça de Queirós. Evocando os amores de Garrett, as suas múltiplas moradas em Lisboa, as modistas e barbeiros, cruzamo-nos com o espírito jornalístico, as livrarias, os cafés frequentados por Eça de Queirós. De mãos dadas iremos à descoberta do século XIX que não seria o mesmo nas Letras sem a figura cimeira do Romantismo e o escritor maior do Realismo.
Duração:
2h30
Praça Luís de Camões
Rossio
Moderado
Grau de Dificuldade
Grau 1 – Fácil: O terreno é plano, sem desníveis e obstáculos. Adequado a cadeira de rodas. Duração 2h
Grau 2 – Fácil a moderado: O terreno com ligeiras inclinações (subidas e descidas) mas 70% plano. Alguns degraus Duração 2h a 3h. Possível utilização de cadeira de rodas, desde que acompanhado.
Grau 3 – Moderado: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 40 a 60% plano. Degraus. Não adequado a cadeiras de rodas. Duração 3h.
Grau 4 – Exigente: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 20 a 40% plano. Degraus e terreno acidentado. Recomendado a pessoas em bom estado físico. Duração de 3h a 5h.
Grau 5 – Difícil: Terreno com grandes desníveis (subidas e descidas), chão acidentado, 10 a 20% plano. Recomendado a pessoas com experiência de caminhada em natureza