História, Mito e Utopia norteiam este percurso no bairro de Belém que permite a (re)descoberta de duas obras-primas da literatura portuguesa. A partir de monumentos e espaços incontornáveis do Manuelino e do Estado Novo, traçaremos rotas convergentes e divergentes dos textos de Camões e Pessoa, no sentido de reflectirmos sobre as múltiplas visões de “Império”, sobre as viagens realizadas e imaginadas, sobre os indivíduos e os seus contextos. Veremos ainda até que ponto eram distintos os desafios, as denúncias, as exaltações e as aspirações contidos n’Os Lusíadas e na Mensagem.

Ponto de encontro: Parque de Estacionamento dos autocarros em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.

Observações: O passeio inclui a visita à Igreja do Mosteiro dos Jerónimos.  Para visitar os claustros a escola deverá fazer a respectiva marcação junto dos Serviços Educativos do Mosteiro,  indicando que o grupo será acompanhado por um guia-intérprete credenciado  e identificado.

Este passeio não se realiza ao domingo e à 2ª feira, considerando as restrições religiosas e o dia de encerramento do Mosteiro dos Jerónimos.

Atenção: Desde Dezembro de 2011, por imperativo da Igreja do Mosteiro todas as visitas guiadas no interior da igreja são realizadas com auriculares, pelo que acresce o pagamento de 1,50€ por pessoa.