A Relíquia de Eça de Queiroz

A Relíquia de Eça de Queiroz

O romance A Relíquia lança-nos à descoberta de uma das colinas menos conhecidas de Lisboa, a Colina de Sant’Ana. A partir das desventuras de Teodorico, o passeio debruça-se sobre alguns dos temas que caracterizam o Portugal do século XIX – Liberalismo, romantismo, anti-clericalismo, a redescoberta do Oriente – e proporciona uma diferente perspectiva da capital,…

O Ano da Morte de Ricardo Reis

O Ano da Morte de Ricardo Reis

Uma viagem literária, histórica e política no cinzentismo da ditadura vigente nos anos 30 do século XX. Revelam-se os contrastes da capital de ontem e de hoje, na perspectiva de José Saramago e da sua obra O Ano da Morte de Ricardo Reis. Conhecem-se as personagens Lídia, Marcenda, Pessoa e o próprio heterónimo maior do poeta. Num…

Memorial do Convento

Memorial do Convento

Este percurso lisboeta remete-nos para a obra de José Saramago que tem como período da acção o Barroco do século XVIII e, como lugar, além de Mafra, a cidade de Lisboa, marcada pelas grandes celebrações religiosas, como as procissões e os autos-de-fé. Seguimos os passos de Baltasar Sete-Sóis, desde que chega a Lisboa, até que…

Padre António Vieira

Padre António Vieira

A vida de Padre António Vieira durou quase tanto quanto o século XVII. Ainda é um tempo por descobrir em Lisboa, capital de um império em declínio, a sentir as incertezas do fim de uma união ibérica. António Vieira chega a Portugal como pregador mas é como diplomata que viaja pela Europa a angariar apoios…

Os Lusíadas em Belém

Os Lusíadas em Belém

Um passeio educativo em Belém, iniciador no estudo da obra Os Lusíadas. Através de uma abordagem lúdica e viva pretende-se que quem participa neste Passeio Literário ultrapasse as barreiras histórico-linguísticas que a obra lhe possa apresentar. Atenção: Desde Dezembro de 2011, por imperativo da Igreja do Mosteiro todas as visitas guiadas no interior da igreja são realizadas com auriculares, pelo que…

Reis, Pessoa e Saramago

Reis, Pessoa e Saramago

Uma trilogia de vozes conduz-nos pela trama do romance de José Saramago. A voz do prémio Nobel será escutada pelas ruas onde Fernando Pessoa caminhou, agora transformado em fantasma do seu heterónimo Ricardo Reis. Este passeio começa em 2010 com a morte de José Saramago e a sua herança deixada na Fundação de seu nome….

(Des) encontro em Belém

(Des) encontro em Belém

História, Mito e Utopia norteiam este percurso no bairro de Belém que permite a (re)descoberta de duas obras-primas da literatura portuguesa. A partir de monumentos e espaços incontornáveis do Manuelino e do Estado Novo, traçaremos rotas convergentes e divergentes dos textos de Camões e Pessoa, no sentido de reflectirmos sobre as múltiplas visões de “Império”,…

Mensagem em Belém

Mensagem em Belém

Com o olhar no passado da expansão portuguesa e no seu testemunho material, descodificamos a Mensagem e as suas personagens no que resta do Mundo Português em Belém. De um império em declínio caminhamos para um futuro da Língua e Cultura portuguesa na procura de um novo fôlego, de uma revivescência que Fernando Pessoa já anunciava em…

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

Do Largo de S. Carlos até ao Martinho, vamos percorrendo alguns espaços da cidade-berço e palco da produção literária e personalidade caleidoscópica de Fernando Pessoa. Seguiremos alguns dos passos do escritor pela Baixa, identificaremos algumas firmas e residências, a casa do largo da sua “aldeia”, a do Carmo onde se emancipou, e os locais onde se reunia com alguns amigos e intelectuais….

Crónica D. João I

Crónica D. João I

Lisboa, 1383-1385: a “vila” capital do reino é o cerne da revolução que trará uma nova dinastia e a era da expansão territorial além-mar. A galope, de colina a colina, acompanhamos a frieza da trama que irá culminar no golpe violento desferido pelo Mestre de Avis. O cronista descreve-nos os acontecimentos de forma dinâmica e…