Reis, Pessoa e Saramago

Reis, Pessoa e Saramago

Uma trilogia de vozes conduz-nos pela trama do romance de José Saramago. A voz do prémio Nobel será escutada pelas ruas onde Fernando Pessoa caminhou, agora transformado em fantasma do seu heterónimo Ricardo Reis. Este passeio começa em 2010 com a morte de José Saramago e a sua herança deixada na Fundação de seu nome….

(Des) encontro em Belém

(Des) encontro em Belém

História, Mito e Utopia norteiam este percurso no bairro de Belém que permite a (re)descoberta de duas obras-primas da literatura portuguesa. A partir de monumentos e espaços incontornáveis do Manuelino e do Estado Novo, traçaremos rotas convergentes e divergentes dos textos de Camões e Pessoa, no sentido de reflectirmos sobre as múltiplas visões de “Império”,…

Cesário Verde e Eça de Queirós

Cesário Verde e Eça de Queirós

Dois escritores da mesma geração, um frequentando a alta roda, os meios diplomáticos e intelectuais, o outro dedicado ao comércio e escrevendo nas pausas disponíveis do seu quotidiano. Eça será o grande introdutor do realismo na literatura. Cesário, embora verde, fará exactamente o mesmo na sua poesia de pinceladas realistas sobre o que observa desde…