Fernando Pessoa
“Cheguei a Lisboa mas não a uma conclusão” (Bernardo Soares) Do Teatro S. Carlos ao Martinho da Arcada, vamos percorrendo alguns espaços da cidade-berço e palco da produção literária e personalidade caleidoscópica de Fernando Pessoa.
“Cheguei a Lisboa mas não a uma conclusão” (Bernardo Soares) Do Teatro S. Carlos ao Martinho da Arcada, vamos percorrendo alguns espaços da cidade-berço e palco da produção literária e personalidade caleidoscópica de Fernando Pessoa.
Carlos da Maia, João da Ega e Maria Eduarda, entre outras personagens d’ Os Maias de Eça de Queirós vão conduzir-nos com diletância e ironia aos palcos oitocentistas de convívio, de conspiração e de romance, bem como aos caminhos hesitantes da Lisboa ora vanguardista ora conservadora.
“Aqui o mar acaba e a terra principia”. Uma viagem literária, histórica e política no cinzentismo da ditadura do Estado Novo através do romance de José Saramago
Acompanhamos as deambulações de Almeida Garrett pela cidade: Na companhia de Alexandre Herculano passeia pelo Chiado e dita a moda no trajar masculino. O seu lado íntimo e amoroso, por vezes ligado a pequenas tragédias familiares, não ofuscaram o brilho e extravagância deste elegante do Chiado.
Zona de passagem e de convívio para intelectuais, dandies, janotas e demais figuras pitorescas no século XIX, o Chiado, na sua confluência com o Bairro Alto, destaca-se pela riqueza de humorísticas crónicas e apontamentos diversos da vida quotidiana. Uma das figuras mais relevantes do Chiado nesta época foi o visconde de Almeida Garrett, que ditou…
No dia 18 de Junho cumprem-se onze anos desde a morte de José Saramago. A melhor maneira de manter viva a sua memória e o seu legado é passear com o autor e convidar para uma conversa a três os poetas Fernando Pessoa e Ricardo Reis.A voz do prémio Nobel será escutada pelas ruas onde…
Sintra é «um paraíso perdido (…), uma ilha dos amores», disse o escritor Vergílio Ferreira, quem sabe inspirado por muitos outros que por aqui passaram. Em Sintra, a beleza não fenece, e o amor perdura por entre os silêncios repousados dos frescos parques naturais da serra. Por isso, muitos foram os pares de amorosos que…
O romance A Relíquia lança-nos à descoberta de uma das colinas menos conhecidas de Lisboa, a Colina de Sant’Ana. A partir das desventuras de Teodorico, o passeio debruça-se sobre alguns dos temas que caracterizam o Portugal do século XIX – Liberalismo, romantismo, anti-clericalismo, a redescoberta do Oriente – e proporciona uma diferente perspectiva da capital, longe das…
No século XIX, Sintra ganhou um protagonismo inusitado, inspirando artistas, poetas e escritores de várias proveniências, nacionais e estrangeiras, que a vinham visitar, atraídos pelos seus encantos e mistérios únicos, ligados à literatura romântica e realista. Como eles, deixe-se embalar pela fresca brisa sintrense, neste mítico arvoredo da serra, por entre brumosas fontes e cascatas…
A galope, de colina a colina, acompanhamos a frieza da trama que irá culminar no golpe violento desferido pelo Mestre de Avis. O cronista descreve-nos os acontecimentos de forma dinâmica e acutilante: nobres, religiosos, burgueses e a arraia-miúda enfrentam o cerco castelhano, a peste, a fome e aclamam D. João, Regedor e Defensor do reino.
Visitas guiadas pela mão de autores Portugueses ®
Automated page speed optimizations for fast site performance