Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

“Cheguei a Lisboa mas não a uma conclusão” (Bernardo Soares) Do Teatro S. Carlos ao Martinho da Arcada, vamos percorrendo alguns espaços da cidade-berço e palco da produção literária e personalidade caleidoscópica de Fernando Pessoa.

Os Maias em Lisboa

Os Maias em Lisboa

Carlos da Maia, João da Ega e Maria Eduarda, entre outras personagens d’ Os Maias de Eça de Queirós vão conduzir-nos com diletância e ironia aos palcos oitocentistas de convívio, de conspiração e de romance, bem como aos caminhos hesitantes da Lisboa ora vanguardista ora conservadora.

Almeida Garrett em Lisboa

Almeida Garrett em Lisboa

Acompanhamos as deambulações de Almeida Garrett pela cidade: Na companhia de Alexandre Herculano passeia pelo Chiado e dita a moda no trajar masculino. O seu lado íntimo e amoroso, por vezes ligado a pequenas tragédias familiares, não ofuscaram o brilho e extravagância deste elegante do Chiado.

Reis, Pessoa & Saramago

Reis, Pessoa & Saramago

No dia 18 de Junho cumprem-se onze anos desde a morte de José Saramago. A melhor maneira de manter viva a sua memória e o seu legado é passear com o autor e convidar para uma conversa a três os poetas Fernando Pessoa e Ricardo Reis.A voz do prémio Nobel será escutada pelas ruas onde…

A Sintra de Todos os Amores

A Sintra de Todos os Amores

Sintra é «um paraíso perdido (…), uma ilha dos amores», disse o escritor Vergílio Ferreira, quem sabe inspirado por muitos outros que por aqui passaram. Em Sintra, a beleza não fenece, e o amor perdura por entre os silêncios repousados dos frescos parques naturais da serra. Por isso, muitos foram os pares de amorosos que…

A Relíquia

A Relíquia

O romance A Relíquia lança-nos à descoberta de uma das colinas menos conhecidas de Lisboa, a Colina de Sant’Ana. A partir das desventuras de Teodorico, o passeio debruça-se sobre alguns dos temas que caracterizam o Portugal do século XIX – Liberalismo, romantismo, anti-clericalismo, a redescoberta do Oriente – e proporciona uma diferente perspectiva da capital, longe das…

Paisagens Literárias de Sintra no século XIX

Paisagens Literárias de Sintra no século XIX

No século XIX, Sintra ganhou um protagonismo inusitado, inspirando artistas, poetas e escritores de várias proveniências, nacionais e estrangeiras, que a vinham visitar, atraídos pelos seus encantos e mistérios únicos, ligados à literatura romântica e realista. Como eles, deixe-se embalar pela fresca brisa sintrense, neste mítico arvoredo da serra, por entre brumosas fontes e cascatas…