A Geração de 70: Eça de Queirós

"Antes de haver conferências no Casino havia ali cançonetas. Mulheres decotadas até ao estômago, com os braços nus (...) cantavam (...) um repertório de cantigas impuras, obscenas, imundas! (...) Eram as conferências do deboche.
Pois isso que era a obscenidade, a infâmia, a crápula, parecia ao sr. Marquês de Ávila compatível com a moral do Estado!
As conferências que eram o estudo, o pensamento, a crítica, a história, a literatura, essas pareceram ao sr. Marquês incompatíveis com toda a moral!"
(in Uma Campanha Alegre, Eça de Queiroz)

Damos início a uma série de visitas guiadas sobre os quatro conferencistas e as conferências apresentadas entre 22 de Maio e 19 de Junho de 1871.

Os 150 anos das Conferências Democráticas que marcaram a política, a religião, a arte e a educação em 1871 dão o mote a uma série de visitas guiadas sobre os conferencistas e o grande acontecimento desse ano. A Geração de 70 leva-nos numa viagem de Coimbra a Lisboa. Na capital, o embrião das conferências é o Cenáculo e daqui emergem Antero de Quental, Augusto Soromenho, Eça de Queiroz e Adolfo Coelho. Em cada visita apresentaremos os 4 principais conferencistas das cinco sessões, falaremos sobre os temas debatidos, a proibição por portaria, a resposta de Antero de Quental e as farpas do Eça sobre o fim das conferências.

Miradouro de S. Pedro de Alcântara
12 Junho, 2021
10:00 h
12,50€
Avaliações (0)
0.0/5
Para reservar, por favor preencha o formulário
Caso tenha recebido um voucher, por favor insira o número

guia

Paula Marques
Paula Marques
Condições de Participação:

Seguindo recomendações da DGS, os nossos passeios têm limite de participantes e asseguramos que seja mantida a distância social. 

Normas – Recomendações da DGS

  1. LAVE AS MÃOS: Lave as mãos frequentemente, com água e sabão durante, pelo menos, 20 segundos.
  2. MÁSCARA – Deve utilizar uma máscara quando estiver com outras pessoas.
  3. AO ESPIRRAR E TOSSIR: Tape a boca e o nariz com um lenço descartável, deite o lenço no lixo e lave as suas mãos.
  4. Em caso de SINTOMAS (febre, tosse, dificuldade respiratória) não saia de casa e ligue para a linha do SNS24 – 808 24 24 24
Meios de Pagamento:

As visitas devem ser pagas via MBway ou através de transferência bancária até 48 horas antes do respectivo passeio. Os dados para pagamento serão enviados após a inscrição. Por favor, consulte a sua caixa de spam caso não receba a notificação ou entre em contacto connosco via email

A inscrição só é válida após o pagamento.  

Política de Cancelamento:

Não havendo número mínimo de participantes, os Passeios Literários reservam para si o direito de cancelar a visita guiada, reembolsando o valor pago pelos participantes. 

Caso pretenda outra data

Estamos disponíveis para grupos até 5 pessoas numa data à sua escolha.

(clique na imagem)

Lamentamos, a visita não está disponível
{{ reviewsTotal }} Review
{{ reviewsTotal }} Reviews
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}